Imagem de Navegantes permanece intacta após queda de árvores no RS

Imagem de Navegantes permanece intacta após queda de árvores no RS

Uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade de Mormaço, na Região Norte do Rio Grande do Sul, permaneceu intacta após a queda de duas árvores na manhã da última quarta-feira (19), durante um temporal. O fato ocorreu no local onde os devotos realizam anualmente a Festa de Navegantes, na divisa com a cidade de Victor Graeff, às margens no Rio Jacuí.

A situação surpreendeu o padre da cidade de Mormaço, Silvestre Ottonelli. Para ele, não é uma coincidência “Caíram duas árvores bem pertinho da santa. No entanto, não quebrou nem arranhou a imagem. É algo que mexe, deixa a gente arrepiado e impressionado”, disse ao G1 por telefone.

“Sou padre há 30 anos e nunca tinha visto algo assim. Teve algo mais forte, não é uma causalidade”, completa o padre Silvestre, que há três anos atua em Mormaço.

O fato também chamou a atenção os devotos da santa que moram na região. “Não dava pra acreditar como ficou. Caíram duas árvores ali e não aconteceu nada com a santinha. Dá pra dizer que foi praticamente um milagre”, conta o funcionário público Edson Schereder, que esculpiu a imagem em pedra há nove anos.

Desde então, garante ele, a santa permanece no mesmo lugar, onde acontece há 90 anos a procissão fluvial e uma missa campal, em fevereiro. A celebração é uma das mais tradicionais festas religiosas da região. “Todo mundo daqui conhece a santinha, as pessoas só falam disso agora”, comenta Schereder.

Com a previsão de um novo temporal na próxima semana, a Prefeitura de Mormaço resolveu remover a imagem da santa do local, por precaução, mas ela será recolocada novamente em breve.

“O pessoal já comentava que tinha umas árvores secam por ali que no meio de um temporal podiam cair em cima da santinha. Aí achamos melhor tirar por enquanto”, afirma. “Mas é inacreditável o que aconteceu”, frisa.

Do G1.


Comentários