Município de Mormaço adere ao programa “Recicle Bem, Faça o Bem”

O município de Mormaço através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto aderiram nesta quinta-feira, 01/07, ao programa “Recicle Bem, Faça o Bem”, pioneiro de reciclagem correta e destinado às escolas.

O programa é tem o objetivo de desenvolver projetos ligados à área de educação ambiental e sustentabilidade, conscientizando e estimulando a reciclagem e separação correta do lixo.

“Recicle Bem, Faça o Bem” é uma espécie de troca: embalagens recicláveis por materiais escolares e uniformes sustentáveis, assim os alunos ganham e o meio ambiente agradece.

Como funciona o Programa

Basta fazer a separação dos resíduos que podem ser reciclados e a limpeza correta, utilizando água de reuso, na sequência guardar na Ecobag e levar até a escola.

Na escola o caminhão do programa faz a coleta dos resíduos, dando o destino correto aos materiais para que eles possam ser beneficiados e virar novas embalagens, retornando a sociedade.

No sistema de trocas, cada embalagem vale o equivalente a 1 ponto. Somados, esses pontos poderão ser utilizados na troca por uniformes escolares sustentáveis, materiais escolares ou outras premiações ligadas à educação.

Projeto Piloto

O Programa Recicle Bem, Faça o Bem implantou no segundo semestre de 2019 o Projeto Piloto em uma escola da Rede Municipal de Ensino no Município de Mormaço/RS que contou com a participação de alunos, professores e direção, todos engajados no desenvolvimento do Programa que foi um sucesso.

O objetivo do Projeto Piloto era vivenciar durante um semestre as possíveis falhas e pontos negativos para posteriormente realizar as devidas alterações para o melhor funcionamento do mesmo.

Os alunos ganharam cartilhas educativas, ecobags e realizaram estudos sobre a temática “Reciclagem”, compreendendo seu papel social e a importância de reciclar para o Meio Ambiente mais sustentável.

O Programa patrocinou uma viagem de estudos ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, para que os alunos pudessem vivenciar outras experiências, a viagem foi muito produtiva e agregou muito conhecimento aos pequenos, os quais voltaram realizados e felizes. Receberam também o título de “Cidadãos do Bem”.