Mormaço recebe Troféu Destaque do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro 2018

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc entregou nesta terça-feira (26/03), durante o Encontro Anual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro, o Troféu “Destaque Sorrindo Para o Futuro 2018” a nove cidades gaúchas, que mais se empenharam na atenção à saúde bucal de seus alunos da rede pública de ensino. Três delas são da região de Carazinho: Mormaço foi agraciada na categoria até 350 alunos participantes; Tapera e Soledade na categoria até 1000 alunos. O encontro aconteceu no Teatro do Sesc, em Porto Alegre. Outras informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/sorrindoparaofuturo.

Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é pioneiro no Brasil e tem como objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. O projeto é realizado desde 2003 pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais e vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar.

O ano de 2018 teve a participação de 206 municípios de todo o Rio Grande do Sul. A gerente de saúde do Sesc/RS, Mari Estela Kenner destacou o engajamento das cidades participantes e adianta que em 2019, o número de crianças atendidas será de 190 mil. “O Sorrindo cumpre a missão do Sesc de promover o bem-estar social, cuidar e fazer pessoas felizes. Esse resultado só é possível com a parceria dos municípios e escolas promotoras de saúde, visando a qualidade de vida dos alunos”, ressalta.

O destaque do evento ficou por conta da redução no número de dentes decíduos cariados (CEO-D): em 2017, o índice médio era de 1,86 por aluno. Já em 2018, diminuiu para 1,59. Em comparação com os dados de 2015, a redução chega a 33%. Foram 184.546 mil alunos cadastrados no Programa, que teve participação de 206 municípios e 1.746 escolas.

Saúde Sesc – O Saúde Sesc – Uma Vida Melhor trata-se do conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em prol da promoção de uma vida mais saudável para os gaúchos. Desde sua criação, o Sesc tem a saúde como uma de suas prioridades e por isso desenvolve atividades na área preventiva e curativa com iniciativas como o programa Sorrindo para o Futuro, Unidades Sesc de Saúde Preventiva e OdontoSesc, além dos consultórios odontológicos e dos Espaços Sesc + Saúde.