Legislativo de Mormaço presta homenagem a Comissão de Emancipação

Os líderes comunitários que compuseram a Comissão de Emancipação de Mormaço foram lembrados pelos vereadores, em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 11/12. Os 13 homens que lutaram pela criação do município receberam homenagem como reconhecimento ao trabalho.

Ernani Schroeder, que presidiu o grupo, lembra que tudo começou como um sonho. “Realizamos uma grande reunião no Bolão Mormacense e conseguimos formar a comissão. O próximo passo foi protocolar o pedido de emancipação, que foi aceito pela Assembleia Legislativa, casa esta que em 1991 aprovou realizarmos o plebiscito municipal”, recordou.

Ele comenta que na época os membros da comissão foram de casa em casa buscar o apoio dos moradores para obter o sim no plebiscito. “Com a vitória, partimos para última etapa, que era criar condições para instalação do município. Fundamos três partidos e estabelecemos condições de ter uma eleição municipal onde fui o candidato de consenso”, afirmou.

Prefeitura Municipal de Mormaço/RS | Legislativo de Mormaço presta homenagem a Comissão de Emancipação
Schroeder destaca que a Comissão de Emancipação e a primeira administração municipal trabalharam juntas nos primeiros anos para oferecer as condições mínimas para os futuros gestores. “Então com o passar do tempo começaram a vir as conquistas, entre elas, o ensino secundário, asfalto, saúde. Desejo que Mormaço continue progredindo e que os poderes trabalhem em beneficio de nosso povo”, aduziu.

O prefeito Rodrigo Jacoby Trindade diz ser de extrema importância lembrar das pessoas que contribuíram para criação do município. “Hoje todos nós aplaudimos este grande feito, que com muito empenho conseguiram emancipar nosso querido Mormaço. Agradeço, não só como prefeito, mas também como cidadão deste município”, pontuou.

Wagner de Loreno, presidente do legislativo mormacense, parabenizou os 13 homens que tiveram a liderança de lutar pela emancipação. “É uma homenagem simples, mas de coração de dizermos muito obrigado e que seremos eternamente gratos pelo empenho para conseguir esta conquista. Soubemos do trabalho e hoje continuamos essa luta para manter o desenvolvimento do nosso querido Mormaço”, finalizou.

A emancipação de Mormaço ocorreu no dia 20 de março de 1992, com a assinatura da lei estadual número 9616. Compuseram a Comissão de Emancipação: Ernani Schroeder, Sérgio Nicolini, Rogério Koenig, Edemar Musskopf, Moacir Antônio Cerini, Joarez Odônio Rodrigrues, Theobaldo Berticelli, Léo Paulo Ranzi Fontana, José Antonio Ottoni, Alceu Morigi, Ulisses Adalberto Azambuja Rodrigues, Salvador Alvori Moraes dos Santos e Fredolino Paulus.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA HOMENAGEM NESTE LINK: www.clicsoledade.com.br/fotos/?pg=ver&id=3842