Reunião abordou Abigeato e Comercialização de Produtos de Origem Animal Sem Fiscalização

Reunião abordou Abigeato e Comercialização de Produtos de Origem Animal Sem Fiscalização

No dia 11 de fevereiro de 2022, realizou-se na Câmara Municipal de Vereadores de Mormaço uma reunião com o Prefeito Municipal de Mormaço Rodrigo Jacoby Trindade, Sandra Koenig Secretária Municipal de Saúde, José Panis Gomes da Rosa Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Greici Klen responsável pela Vigilância Sanitária Municipal, Teresinha Zulmar Madril Diretora do Departamento Ambiental e Jairo Ortiz Costa medico veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM de Mormaço.

Durante a reunião foram tratados de diversos assuntos ligados ao Combate do Abigeato no Município e as Consequências da comercialização de produtos de origem animal sem fiscalização veterinária.

Além da questão tributária que afeta por um lado o município, onde o  mesmo acaba não recolhendo os impostos devidos; existe acima de tudo a questão de Saúde Publica envolvendo a população municipal que acaba consumindo produtos sem nenhuma fiscalização veterinária  atestando a procedência e a qualidade destes produtos.

Foi salientado da importância do medico veterinário na inspeção dos produtos de origem animal e dos problemas causados por se consumir produtos sem a devida inspeção. A OMS ( Organização Mundial de Saúde ) relata que mais de 200 doenças são conhecidas e que estas doenças são transmitidas por animais ao homem, as chamadas zoonoses. As doenças mais conhecidas, que podem ser transmitidas através do consumo de produtos de origem animal são ; Brucelose, Tuberculose, Cisticercose, Hidratidose e as doenças que afetam o trato digestivo.

Na reunião ficou acertado que o Poder Municipal juntamente com as Secretárias  da Agricultura, Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação irão trabalhar unidas no combate do abigeato e dos danos causados por esta pratica que afeta diretamente a saúde de todos os munícipes. O abigeato, não prejudica só financeiramente o produtor que tem seus animais roubados causando prejuízo em sua atividade, o município por deixar de recolher impostos que acabariam revertendo em melhorias para a população, o abigeato além disto tudo vai mais fundo e acaba interferindo na saúde e na qualidade de vida desta população e é assim que ele deve ser combatido como um grande mal a todos nós. E com a estruturação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM no município de Mormaço o combate ao abigeato sofrera uma maior fiscalização e combate.


Comentários